O segredo de ser um bom Profissional

O segredo de ser um bom Profissional

Este é um daqueles temas que muitos de nós, em algum momento da nossa carreira, procuramos saber mais a respeito. É fácil se deparar com aquelas chamadas que prometem te fazer um profissional de sucesso em 5 minutos ou em 10 pequenos passos. A verdade é que, para encontrar o sucesso, é provável que você vá precisar de um pouco mais de 5 minutos.

Certas características essenciais para o sucesso profissional levam tempo, experiência e muito esforço para serem desenvolvidas. E, talvez a mais importante delas, seja exatamente isso: a capacidade de persistir. No meu ponto-de-vista, essa é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Em muitos dos meus treinamentos de vendas, quando peço para que as pessoas citem qualidades de um bom vendedor, geralmente ouço: saber conversar, saber ouvir, ser persuasivo, conhecer o produto etc. Porém, se eu tiver que nomear uma única qualidade que fará de qualquer ser humano um bom vendedor, um bom gerente, um bom empresário, uma boa mãe ou esposa, eu certamente apontarei a persistência como atributo essencial.
Saber a importância de não desistir já o torna melhor que seu concorrente. Adquirir esta qualidade e trabalhá-la em todos os aspectos de sua vida, com certeza lhe fará alcançar o sucesso em tudo aquilo você tocar.
Você também pode chamar essa qualidade de fé ou até de teimosia, fique à vontade para escolher o termo que preferir. O importante é que você lembre de usa-la nos momentos mais difíceis – aqueles em que nos sentimos perdidos, sem força e prontos para desistir. A vida nos testa a todo momento, em circunstâncias e intensidade diferentes, e sua capacidade de seguir em frente é o que vai diferenciar você de “mais um na multidão”.
Para começar, livre-se do hábito de se colocar como vítima – do seu negócio, do seu chefe, das situações, do mundo. Somos protagonistas e, em qualquer lugar do mundo ou fase de nossas vidas, podemos ser aquilo que quisermos.

Eu mesma já cai inúmeras vezes, chorei e me machuquei muito. Já perdi o rumo e (quase) as esperanças, como qualquer um. Mas sempre tive a convicção de que não era “mais uma” e, portanto, eu tinha que tentar outra vez. O segredo aqui está em tentar de uma forma diferente. Persistência não é tentar resultados diferentes agindo da mesma maneira. O nome disso é insanidade. Persistência é saber aonde você quer chegar e compreender que chegar lá ou não depende de você.

Esse não é um texto com final feliz, até porque eu não acredito que a gente tenha que esperar até o fim para ser feliz. Esse é um texto para lembrar que nossas vidas e todas suas oportunidades estão acontecendo aqui agora. E você vai cair, vai se perder e vai querer parar. E é neste momento que você precisa lembrar aonde quer chegar e continuar naquela direção. Talvez um grito, um murro na parede, ou uma aula de boxe se façam necessários. Mas não perca tempo sentindo pena de si mesmo. Mude o que precisa ser mudado, redefina os caminhos e siga em frente.
Permita-se ser uma versão melhor de si mesmo, ultrapasse seus próprios limites e não espere o final pra ser feliz.

Post A Comment