Smart Goals para o SUCESSO

Smart Goals para o SUCESSO

Todos nós temos sonhos e metas e, sinceramente, é o que dá sentido à nossa vida. Correr atrás do que acreditamos que seja importante para a felicidade de cada um de nós faz cada dia valer a pena.

Mas o problema é que as vezes muitos de nossos sonhos parecem grandes demais, ou irão demorar tempo demais para serem alcançados. Algumas destas vezes, a gente até começa a correr atrás de um objetivo com a certeza de que não iremos desistir, mas nos perdemos no caminho; São tantos detalhes, tanta energia gasta e como a gente muda o tempo todo, no percorrer deste caminho a gente pode até se perder e nem saber mais onde quer chegar.

Uma das primeiras lições que aprendi quando fiz meu MBA em Gestão de Projetos e ao trabalhar diariamente sob a pressão de alcançar metas, foi certamente umas das mais valiosas liçōes que carregarei sempre comigo: a definição de SMART Goals.Quando se pensa em inciar um projeto, devemos começar pela análise da palavra. Projeto é um grupo de atividades temporárias que possuem a finalidade de criar um produto, serviço ou resultado. É o estabelecimento de operações específicas que levem ao resultado esperado. Para ser considerado um projeto, ele tem que ter uma data específica para início e conclusão, e, claro, um desfecho entre estas duas.

Muitos de seus sonhos podem ser encarados como projetos. Eu te garanto que os resultados podem ser surpreendentes se você seguir os passos corretos de planejamento e execução em qualquer projeto, ainda que na esfera pessoal.

Os passos básicos na gestão de um projeto são:

  • Início
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Fechamento

Porém, quando tratamos de projetos, principalmente pessoais, o estabelecimento de metas tem um peso até maior do que o dos passos citados acima. É no momento do decidir aonde você quer chegar, ou qual o seu objetivo, que conseguiremos enteder a importância e dimensão que este projeto tem em nossas vidas. Saber aonde queremos chegar também é o primeiro passo para saber como iremos chegar e quais caminhos queremos ou não percorrer.

Os SMART Goals traduzem de uma forma eficiente como devemos estabelecer estes objetivos e metas:

Specific / Específico – você sabe exatamente onde vai estar quando você conseguir atingir esta meta

Measurable/ Mensurável – Você tem um plano específico para conseguir medir seu progresso durante sua trajetória

Attainable/ Atingível – Você tem a atitude e potencial para tornar sua meta realidade

Realistic / Realista – Você está disposto e é capaz de realizar todo o trabalho necessário para tornar sua meta realidade

Time Bound / Estabelecimento do tempo – Você estabeleceu um prazo real para a realização de sua meta, o que cria certo senso de urgência.

A verdade é que não há como atingir um objetivo ou meta se não soubermos exatamente onde queremos chegar e o que buscamos atingir. Por isso, considero a identificação destas metas tão importante.Faça isso em todos os aspectos da sua vida: se você busca mudar de carreira, comprar uma casa, um carro, abrir seu próprio negócio, ganhar mais dinheiro…a lista continua. Quanto mais habilidade temos em transformar nossos sonhos e vontades em projetos estruturados, mais perto do sucesso chegamos.

Post A Comment